Projeto busca garantir vagas para jovens estrangeiros em escolas estaduais

Em 09/04/2025
-A A+

A Comissão de Assuntos Internacionais aprovou, nesta quarta, uma iniciativa que propõe ações de inclusão para crianças e adolescentes estrangeiros nas escolas públicas de Pernambuco. O objetivo é facilitar o acesso de estudantes que tenham pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa. As orientações contidas no texto garantem, por exemplo, o direito de frequentar as aulas seja qual for a situação dos documentos do aluno estrangeiro. Também há diretrizes de combate ao bullying e  xenofobia.

A norma, aprovada nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça, reúne projetos de leis das deputadas Delegada Gleide Ângelo, do PSB, e Socorro Pimentel, do União.

Ainda na reunião desta quarta, o colegiado repercutiu a visita  de uma comitiva parlamentar à Mendoza, na Argentina, com a participação de membros do Governo do Estado, para estreitar laços e impulsionar o intercâmbio na vitivinicultura e no enoturismo. Doriel Barros, do PT, viajou com o grupo. “Foi uma experiência bastante exitosa até para a gente saber o quanto Pernambuco tem potencial em relação a  produção de vinhos, mas também em relação ao turismo.”

Presidente da Comissão e também da Frente Parlamentar que trata do tema, Jarbas Filho, do MDB, também aprovou a iniciativa. Nós somos uma potência. Pernambuco tem vocação para vitivinicultura e temos que potencializar o enoturismo, porque  esse é o segundo passo que falta a dar nesse processo.” 

O deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, foi eleito vice-presidente da Comissão de Finanças, em reunião extraordinária do colegiado realizada nesta quarta.  A escolha de um novo vice-presidente foi necessária porque o deputado Diogo Moraes, do PSB, renunciou ao cargo para se dedicar às funções de líder da bancada de oposição.

Eu quero agradecer o tempo que passei aqui na vice-presidência e o apoio de todos os colegas ao entenderem os desafios que temos na liderança de oposição. É chegado o momento da gente concentrar esforços e tempo de trabalho por lá.”

Feitosa, que é também presidente da Comissão de Justiça,  foi escolhido para substituir Diogo Moraes por unanimidade. Ele prometeu dedicação à função e afirmou que o colegiado não será um mero “carimbador” de projetos enviados pelo Executivo. Queremos aprofundar as discussões e oportunizar que os deputados possam elaborar projetos melhores visando a volta de competitividade do Estado de Pernambuco.